20 de ago. de 2018

Look at this photograph....




Amo fotografias. Desde meus 15 anos, quando ganhei uma maquina fotográfica da minha mãe, aonde vou sempre carrego uma e tento guardar o máximo de lembranças que posso. Quando o coração pesa e a saudades bate é uma das maneiras de ter os que já foram por perto. Quando a vida fica difícil é uma das maneiras de lembrar os bons momentos. Quando o mundo se resume à sua janela é uma das maneiras de lembrar por todos os lugares por onde passou.

Sem fotografias nossa vida seria incompleta, muitas coisas seriam esquecidas, muitas pessoas esvaneceriam em nossa memória e muitos momentos mágicos ficariam fadados aos truques da nossa memória.

Sendo assim eu fotografo. Simples fins de semana, uma noite com amigos, uma viagem esperada, um lindo por do sol. Tudo que para mim é digno de nota merece uma fotografia para que no dia que minha memória falhar eu possa continuar completa.

Sempre sonhei em aprender a fotografar a sério, mas nunca tive oportunidade e invejo aqueles fotógrafos que transformam bolhas de sabão em mini universos e uma poça d’água em um mundo completamente novo. Mas não é preciso uma lente potente quando o que se quer é somente preservar o sentimento do momento. Não depende da marca de sua maquina ou celular ou de sua habilidade, depende somente de sua ânsia em guardar o mais perto de seu coração aquele momento único e perfeito.

Tenho milhares de fotos e todas elas dizem algo para mim, mas nunca, nunca mesmo, deixei de vivenciar um momento para tirar uma foto sem significado. Posso dizer que minhas fotos são pós. Pós-momento, pós-emoção, pós-encontro. Quando vejo algo belo eu o aprecio primeiro ao vivo para depois registrar, assim quando buscar a imagem congelada daquele pós-momento sei o que me levou a ele.

Mas eu não gosto somente de minhas lembranças, gosto também de ver as fotografias de meus amigos, ver que momentos lhe são preciosos e a cada dia percebo que fotografias perderam seu significado para muitos. Não são mais preciosidades que aquecem o coração, mas somente uma maneira de mostrar aos outros onde estiveram, o que comeram e quem encontraram, sem emoção, tudo pela informação, tudo para estar em dia com seus 3472 amigos do Facebook . É preciso mostrar felicidade, nenhum momento mais é privado.

É um pouco triste também.

Nenhum comentário: